As abelhas normalmente lembradas pelo fato de produzirem o mel tão cobiçado pelo consumo humano, na verdade, não se limitam apenas a realização dessa função. Pois, são seres extremamente valiosos para a natureza, desenvolvem um importante papel ecológico, contribuindo com as plantas em todo o mundo.
Porque elas não só buscam obter energias, proteínas e nutrientes fundamentais para a sua sobrevivência, alimentando-se do néctar e pólen encontrado nas flores. Mas, também realizam, ao mesmo tempo, o processo de polinização a partir do qual basicamente há a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor.
Ainda que certamente outros animais como algumas espécies de aves, insetos e mamíferos ou outros fenômenos naturais como chuvas e os ventos podem também contribuírem ecologicamente pelo fato de espalharem o pólen das flores. Porém, sem a presença das abelhas, de algum modo, naturalmente ficará comprometido a produção de alimentos.
Na medida em que percebe-se que as abelhas são responsáveis pela manutenção e reprodução das plantas assim como indiretamente responsáveis pela produção de alimentos, tais como frutas, legumes e grãos. Tendo em vista que cientistas afirmam que as abelhas são responsáveis por praticamente mais de 70% da polinização das plantas cultivadas do planeta. Nesse sentido, com a extinção das abelhas podemos passar a observar referente aos frutos e as sementes produzidas uma queda capaz de desencadear efeitos negativos para produção mundial de alimentos.
O que torna cada vez mais preocupante é saber que está ocorrendo em larga escala um declínio das populações de abelhas a nível global, conforme afirma um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) publicado em 2010. Diversos estudiosos do assunto indicam como alguns dos principais motivos possivelmente relacionados a esse fenômeno em curso: a perda de habitat, o uso de agrotóxicos, o estresse e principalmente o "Transtorno do Colapso das Colônias". Outros estudiosos ainda relacionam as mudanças climáticas assim como torres de telefone celular como fatores que afetam as abelhas.
Não é à toa que uns e outros estudos ao longo do tempo vem confirmando elementos que reforçam as causas já citadas, apesar de que logicamente varie de lugar para lugar a causa principal a impulsionar o desaparecimento das abelhas. Por exemplo, um estudo publicado na revista Science, em 2015, identifica que em algumas regiões dos Estados Unidos e Europa as abelhas estão diminuindo em função de não suportarem temperaturas mais elevadas. Em outros estudos, tal como o da Universidade de Harvard, em 2014, víncula-se o desaparecimento das abelhas ao uso de inseticidas. Já um estudo realizado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em 2011, indica que o uso de celulares emitindo ondas eletromagnéticas podem estar prejudicando as abelhas.
Além disso, não podemos esquecer de mencionar as perdas significativas de abelhas acontecendo através sobretudo do fenômeno que convencionaram nomear de "Transtorno do Colapso das Colônias", aonde a causa exata até o momento ainda é indefinida, o que sabe-se é que as abelhas abandonam as suas colmeias. Podendo estar relacionado a ocorrência atípica desse fenômeno uma combinação de fatores, não havendo, portanto, uma única razão.
Nesse contexto, é necessário a humanidade passar a ter mais consciência ambiental e reconhecer a importância de se preservar o meio ambiente, pois assim se estará, no geral, preservando com a vida dos seres vivos do planeta Terra tal como, nesse caso, especialmente das abelhas. E que não só serão ações de ordem coletivas que vão fazer a diferença nessa questão como incentivar a redução do desmatamento, a redução do cultivo agrícola de monoculturas ou diminuição do uso dos agrotóxicos no campo, mas ações individuais que podem, sem dúvida, contribuir também positivamente.
Como, por exemplo, dar preferência ao controle biológico de pragas, porque o uso de pesticidas são bastante prejudiciais as abelhas. Passar a cultivar mais flores, porque o pólen e néctar fornecem o alimento natural das abelhas. Além de obviamente torcer para que os cientistas possam encontrar alternativas, respostas ou soluções que consigam contribuir no sentido de evitar o desaparecimento das abelhas. Por essas e outras razões, podemos perceber porque as abelhas são tão importantes.
TEXTO: ANTONIO GUSTAVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário