segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU




Considerada uma das 7 Maravilhas do Estado de Pernambuco, Parque Nacional do Catimbau, também conhecido popularmente como "Vale do Catimbau". A origem do nome "Catimbau" geralmente aparece, dentre outras coisas, relacionado a ideia de "morro que perdeu a ponta". Uma vez que basicamente está situado numa região submetida a intenso processo de erosão, entre o Agreste e o Sertão pernambucano.
Sendo possível de se observar o resultado das erosões, por exemplo, em muitas das suas formações rochosas esculpidas pelas ações erosivas dos ventos e das chuvas. Por curiosidade, aliás, algumas das suas mais conhecidas formações rochosas têm aparência de animais, dada a semelhança, foram até localmente chamadas de "pedra do cachorro" e "pedra da tartaruga". Ainda que um dos seus principais pontos turísticos o qual é conhecido como "pedra furada" não possua semelhança alguma em sua forma com animais.
A praticamente 300 km de distância da capital Recife. Sua área corresponde a uma extensão com mais de 62.000 km, abrangendo os municípios de Buíque (PE), Sertânia (PE), Ibimirim (PE) e Tupanatinga (PE). Possuindo uma particular paisagem natural, ora repleta de serras, vales e rochas, com pontos que chegam a altitude na escala próxima de 900 metros de elevações.
Numa área de enorme importância biológica que preserva além de uma das últimas áreas de caatinga, o segundo maior parque arqueológico do Brasil, possuindo presente cerca de 27 sítios arqueológicos ao longo do seu espaço, perdendo somente para Serra da Capivara, no Piauí.
Catimbau oferece, assim, não só uma riqueza natural com espécies de fauna e flora endêmicas, mas também um patrimônio cultural com muitas cavernas e sítios arqueológicos contendo tanto registros de pinturas rupestres feitas por diferentes grupos étnicos que habitavam a região em épocas passadas numa média de 6 mil anos atrás quanto artefatos que remontam desde a ocupações humanas do período pré-histórico. Promovendo o turismo ecológico, atividades de educação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas o Parque certamente apresenta vários pontos interessantes como opções disponíveis para visitas.

TEXTO: ANTONIO GUSTAVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMAR

E tudo se transformar: cada semente em flor; cada vontade em amor . (Antonio Gustavo)