Nesta data de hoje, 19 de Julho, comemora-se o dia Nacional do Futebol, esporte mais praticado no Brasil, segundo dados fornecidos pela pesquisa realizada pelo Atlas do Esporte no Brasil, em 2003, sendo só nessa época mais de 30 milhões de brasileiros já reconhecidos como praticantes do esporte, desde amadores até profissionais, número esse que certamente se amplia ainda mais quando levamos em consideração também a quantidade atualmente de fãs e torcedores.
Curiosamente, a origem dessa data remonta a meados da década de 70, escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atualmente conhecida como Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fazendo alusão a mesma data correspondente a fundação, 19 de julho, do time mais antigo do país, no caso, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul.
No Brasil não só contamos com muitos times importantes, tais como: Corinthians, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Athletico Paranaense, entre outros. Mas, com muitos jogadores bons, permitindo o país ser hoje tanto um dos principais exportadores de jogadores do mundo quanto reconhecido como o “país do futebol”, configurando-se esse esporte em uma verdadeira paixão nacional. O próprio país, aliás, possui cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) conquistados através da Seleção Brasileira de Futebol e é até o momento o que mais ganhou mundial de clubes de futebol.
Sendo a nível nacional no Brasil as maiores competições de futebol realizadas o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, já que o prestígio de determinadas competições a níveis estaduais, ao longo do tempo, caíram. Ainda assim, é por meio das competições estaduais que, por exemplo, muitos dos grandes clubes buscam, a medida do possível, espaço para se prepararem e projetarem para as disputadas competições de futebol a nível nacional.
Recentemente, o futebol cada vez mais se mostra que é um esporte que não só veio para ficar seja no Brasil ou no mundo, fascinando pessoas de diversas idades assim como também não se limita apenas a participação dos homens, haja vista que têm crescido a quantidade tanto de mulheres que se apaixonam pelo esporte quanto as que participam de eventos e atividades esportivas.
De um modo ou de outro, o futebol se revela inegavelmente fundamental não só como uma das alternativas existentes possíveis em momentos de lazer, entretenimento ou profissional. Mas, também socialmente no sentido de lembrar que a sua prática permite afastar os jovens do mundo das drogas, criminalidade, estresse e violência.
Contudo, nem só de alegrias se vive o futebol, seja dentro ou, principalmente, fora de campo, pois acredito que ainda temos que, de certo modo, avançarmos a consciência sobretudo na questão da violência, passando a construir uma visão de um esporte através do qual se compreenda, dentre outras coisas, que times e torcedores rivais tenham claro que adversários só existem dentro de campo durante os jogos.
Quando esses acabam que os grupos de torcidas possam não enxergar os “outros” grupos de torcedores ou integrantes que pertencem aos times "rivais" como inimigos e nem, muito menos, agredir, brigar ou, ainda pior, matar. Por isso, não só nessa data, porém em todos os dias devemos, de alguma forma, lembrar que futebol é sinônimo de diversão e contribuir para que haja menos violência e mais a cultura de PAZ no futebol. Afinal, com essa causa, na realidade, todos sairemos ganhando e marcando um golaço para a nação.
19/07/17
TEXTO: ANTONIO GUSTAVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário