Postos de trabalhos considerados não essenciais temporariamente fechados, outros estabelecimentos parcialmente abertos, funcionando apenas delivery (entrega), medidas gerais definidas que promove o isolamento social com a redução da aglomeração humana, muitas atividades humanas no período interrompidas, aumento da quantidade de desempregados, aumento do número de infectados pelo corona vírus, aumento no número de mortes.
Impulsionando esses e outros fatores não só na crise econômica, mas também expondo, neste contexto da pandemia do corona vírus, a evidente fragilidade do sistema público de saúde (quantidade insuficiente de testes, leitos, UTI, respiradores).
Não faltasse isso, assistimos a Fake News serem difundidas, disputas de egos serem reacendidas, oportunistas usando do mau momento para se favorecem politicamente, entre outras, atitudes que mais prejudicam do que colaboram positivamente neste cenário. Contudo, podemos ainda assim perceber, ao mesmo tempo, o melhor lado do ser humano ser despertado e manifestado. Como, por exemplo, uma rede de solidariedade ao longo do país e do mundo acontecendo.
Promovendo boas iniciativas tanto quanto ações que vão desde as mais simples até as mais elaboradas, pessoas que transmitem mensagens de pensamentos positivos e úteis diante do clima de pânico e pessimismo gerado com a ameaça do corona vírus; pessoas preocupadas com o grupo considerado de risco que se dispõe a ir ao supermercado comprar itens básicos necessários para essas pessoas; professores que dão suas aulas de maneira virtuais para evitar dos seus alunos perderem tempo em função de não poderem no momento pessoalmente freqüentar as escolas que estão fechadas; trabalhadores que seguem cuidando da limpeza urbana coletando os lixos das cidades; caminhoneiros que, muitas vezes, deslocando-se a longas distâncias, abastecem com produtos vários pontos do país; famosos artistas e cantores dedicando aos fãs e apreciadores lives na internet, visando tanto animar fãs e apreciadores quanto arrecadar dinheiro com a finalidade de doar para as pessoas menos favorecidas; histórias comoventes de pessoas, médicos(as) e enfermeiros (as) que trabalham na linha de frente nos hospitais com o combate da propagação e da mortalidade do corona vírus, infelizmente, perderem suas próprias vidas.
Diversas empresas e profissionais não perderem a oportunidade de cada um a sua maneira contribuir, tentando fornecer mais testes para detecção do corona vírus, facilitando relativamente na higienização da população doando itens fundamentais de higienização. Além disso, sobretudo doando para as populações mais vulneráveis cestas básicas de alimentação.
E a lista é, praticamente, inumerável de boas iniciativas e ações acontecendo ao longo do país e do mundo. O que é mais importante disso tudo é não perder de vista o lado bom dessa questão que é essa corrente do bem através da qual podemos estar na humanidade, de certo modo, juntos nessa mesma luta, somando forças contra um único inimigo em comum: o corona vírus.
Basicamente combatendo, protegendo-se, solidarizando-se e diminuindo a propagação do vírus. Pois, o quanto antes atravessarmos e superarmos esse momento difícil. Todos, de algum modo, sairemos ganhando, no sentido de ter conseguido afastar mais um dos males que emerge prejudicando a vida humana.
TEXTO: ANTONIO GUSTAVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário