domingo, 18 de agosto de 2019

LIVRO E OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA LEITURA


O livro para muito além de ser considerado um mero produto de consumo pode-se afirmar que é uma fonte inesgotável de conhecimento. Sendo praticamente impossível conceber o livro separado da compreensão da pratica da leitura, ainda que a leitura historicamente fosse realizada até por um período relativamente bem anterior que ao surgimento do livro.
Porém, a prática da leitura se tornou ao longo do tempo mais comum entre as pessoas, a partir da invenção da imprensa por Gutnberg, durante o final do século XV em diante. Permitindo uma produção em maior quantidade dos livros e facilitando mais o seu acesso. A prática da leitura é algo que exerce normalmente uma influência muito positiva na vida das pessoas. Os benefícios que a leitura pode proporcionar ao ser humano certamente são vários.
Apesar de que atualmente no contexto do mundo globalizado em que vivemos e que permite acesso mais fácil ao livro, disponível em diversos gêneros, preços, tamanhos e formatos, inclusive, em formatos digitais, mesmo assim não são todas as pessoas que compartilham do gosto pela leitura e, muito menos, possuem o hábito de ler. Independente da constatação desse fato, contudo, pode-se geralmente apontar como uns dos principais benefícios que o hábito da leitura é capaz de continuar produzindo na vida do ser humano:
1º - Diminui a Ignorância. Entendendo a ignorância como o estado de quem não tem ou de quem ignora o conhecimento de algo. A leitura de um determinado livro permite, de certo modo, livrar da ignorância, na medida em que fornece condições de aprendizagem, contendo informações fundamentais pelas quais podem ser tanto importantes quanto úteis para a pessoa sair do estado da ignorância e avançar em direção ao estado de conhecimento de algo.
2º - Melhora o vocabulário. Uma vez que a pessoa lendo basicamente tem contato com várias palavras que apresentam diferentes significados ou mesmo que palavras sinônimas, mas que lendo regularmente permitem enriquecer o vocabulário, facilitando o domínio da norma culta da língua, ampliando o conhecimento de novas ou antigas palavras e uso adequado delas. Por isso, conclui-se que quem ler se comunica melhor.
3º - Melhora a habilidade da escrita. Tendo em vista que permite evitar ocorrer erros de ortografias. Não se limitando apenas a forma de escrever, mas implicando também na melhora do conteúdo daquilo que for transmitido através da escrita, pois reduz a repetição do uso de palavras desnecessárias como comumente acontece nos casos verificados de pleonasmos ou redundâncias.
4º - Estimula a criatividade. Porque a pessoa que ler, não apenas ler a palavra propriamente dita escrita no livro, mas em um romance, por exemplo, a pessoa busca entender as histórias, as situações, os cenários e os personagens envolvidos. Visando saber, dentre outras coisas, quais ideias o autor do livro quis transmitir. Dessa forma, o leitor tem a oportunidade de enriquecer culturalmente, aprendendo mais a respeito de diversos assuntos. Aumentando o senso crítico e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ora o raciocínio, a intuição ou a imaginação, permitindo aprimorar, assim, talentos através de um conjunto de conhecimentos adquiridos com a leitura.
5º - Permite reduzir o estresse. Pode a princípio até parecer engraçado, afinal, existe muitas outras maneiras que particularmente considero melhores e mais divertidas de se relaxar. Entretanto, passa longe de ser apenas uma simples opinião, tendo em vista que isso já é confirmado, conforme demonstra estudos realizados, em 2009, pela Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Portanto, a leitura, dentre outras coisas, pode ser considerada uma das alternativas que temos disponíveis não só para diminuir a ignorância, melhorar o vocabulário, melhorar a escrita, estimular a criatividade, mas também escapar das preocupações do mundo cotidiano.
TEXTO: ANTONIO GUSTAVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSFORMAR

E tudo se transformar: cada semente em flor; cada vontade em amor . (Antonio Gustavo)